GT de Educação debate Educação Integral

quinta-feira, 19 de julho de 2012

            Nessa terça-feira (17), aconteceu a segunda reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Educação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal (CDES-DF). A secretária adjunta de Educação, Maria Luiza Fonseca do Valle, representou o secretário de Educação, Denilson Bento da Costa, e apresentou uma proposta de Educação Integral para o DF. “Os alunos em situação de vulnerabilidade social são o foco para a implantação dessa modalidade. As escolas que passarão a atender integralmente serão modificadas e as que serão construídas já virão com a estrutura adaptada”, afirmou.
           De acordo com a secretária Maria Luiza, a educação integral também fomentará a economia local, pois a matéria-prima para as cinco refeições oferecidas nas escolas virão de produtores da região. A proposta é que até o final de 2012 existam 12 escolas atendendo em tempo integral. Atualmente, esse número corresponde a sete. A previsão é de mais 14 escolas em 2013 e mais 13 em 2014, atingindo, assim, a meta proposta pelo Governo Federal.
           O subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional (SUPLAV) da SEDF, Francisco José da Silva, também participou da reunião, e expôs o projeto de implantação dos Centros de Educação da Primeira Infância (CEPIS). Segundo ele, já foram cadastrados 111 terrenos para implantação. “Os CEPIS já nascem com estrutura física e condições de atender às crianças em tempo integral. Os Centros atenderão cerca de 10 mil crianças”, declarou. O conselheiro Élson Ribeiro e Póvoa, membro do Comitê Gestor, mediou os debates.
               No encontro, os conselheiros falaram sobre a importância de implementar instrumentos tecnológicos nas escolas, potencializar o Distrito Federal como um espaço de inovação pedagógica, e expandir a jornada de ensino nas escolas integrais.
               Na reunião, foi encerrada a fase de nivelamento do conhecimento a partir das informações e dados apresentados pela Secretaria de Educação. Com isso, no próximo encontro, que será realizado em agosto, os conselheiros decidirão sobre quais problemas se debruçarão para propor melhorias na política pública educacional do DF.
Com informações do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do DF

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita. Seu comentário é muito importante para nós!

 
Blog de Educação Integral © 2016 | Jeovany Machado dos Anjos | Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal