Ensino integral: mais tempo para ensinar. E agora?(1/7)

domingo, 11 de novembro de 2012

      Vamos acompanhar durante esta semana, uma reportagem da Revista Nova Escola, sobre o grande desafio educacional da atualidade: A Educação Integral.
      A reportagem foi dividida em sete partes e dão um panorama do grandes desafio que temos pela frente na caminhada para a  Implantação desta tendência educacional.

Uma nova concepção de ensino: As primeiras experiências de jornada ampliada são antigas. Mas só agora elas se consolidaram como tendência.



Uma nova concepção de ensino. Foto: divulgação
Década de 1950
Escolas-parque
Enquanto secretário de Educação da Bahia, Anísio Teixeira idealizou instituições em que os alunos receberiam em um turno o ensino tradicional e, no outro, a Educação social e humanística. Contudo, a experiência pioneira não teve continuidade.
Uma nova concepção de ensino. Foto: divulgação
Década de 1980
Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs)
Criados por Darcy Ribeiro com a proposta de desenvolver também atividades desportivas, artísticas e de formação profissional. Hoje, grande parte dos CIEPs (75%) do estado do Rio de Janeiro não é mais integral.
Uma nova concepção de ensino. Foto: Marcos Rosa
1996
Lei de Diretrizes e Bases (LDB)
Segundo o artigo 34, a permanência na escola deverá ser ampliada progressivamente - o que consolida uma tendência da Educação brasileira ao ensino integral.
Uma nova concepção de ensino. Foto: divulgação
2007
Programa Mais Educação Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o programa financia a ampliação do tempo de aula prioritariamente em escolas de baixo Ideb e localizadas em territórios de vulnerabilidade social.

Fonte Nova Escola

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