Inscrições para o II Seminário de Educação Integral

terça-feira, 20 de novembro de 2012


           Com o objetivo de refletir sobre a educação pública “integral”, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal estará realizando, no dia 3 de dezembro, segunda-feira, o seu “II Seminário de Educação Integral” no Auditório D. João VI, da Imprensa Nacional, em Brasília. O evento contará com a participação de professores, pesquisadores da SEDF e UnB e de renomados gestores públicos, entre eles, o Exmo Senhor Secretário de Educação do Distrito Federal, Denílson Bento da Costa.
            A importância deste Seminário é singular no contexto da educação atual da SEDF que defende para a rede uma concepção de educação na perspectiva da integralidade e da sustentabilidade humana, ou seja, valoriza as aprendizagens em suas múltiplas dimensões, primando pela qualidade social e ambiental, pelo acesso ao sistema de ensino e pela permanência com êxito, como um direito de todo cidadão. Neste sentido, a SEDF considera que a concepção de educação integral proposta vem ao encontro do desenvolvimento social, cultural e econômico do Estado, de forma a respeitar os princípios da cidadania, da diversidade e da sustentabilidade humana.
            Conceituando o termo, podemos falar de uma educação integral, integrada e em tempo integral.  Uma educação é integral, quando reconhece o ser humano nas suas diversas dimensões: afetiva, cognitiva, física, social, ética, estética, política, entre outras. É integrada, quando propicia a integração dos diversos elementos educativos entre si, como: o currículo, os atores, os espaços educativos; o que significa dialogar a escola com a comunidade local, regional e mundial, os saberes acadêmicos com os saberes populares, enfim, integrar as experiências e percepções do educando. E é em tempo integral quando amplia o tempo de atendimento escolar.
            Hoje a SEDF atende cerca de 28.000 alunos em 272 escolas de educação integral distribuídas pelas 14 Coordenações Regionais de Ensino e iniciará o ano de 2013 com um projeto experimental em16 Escolas-Polo. O atendimento será dado para a totalidade dos alunos matriculados que permanecerão na escola por 10h, nos 5 dias úteis semanais. Professores, monitores voluntários e bolsistas serão selecionados para atuarem nos projetos interdisciplinares de acordo com suas áreas de formação e de afinidade. As escolas contarão ainda com transporte para locomoção dos alunos aos espaços educativos mais distantes, em conformidade com o Projeto Político Pedagógico da escola.
            Serão abordados temas como currículo, ecologia humana, Intertransdisciplinaridade,  territorialidade e fazeres pedagógicos que potencializam a escola integral.
        “É este o grande desafio da educação do presente: transformar a sociedade, conduzindo o processo de transição para uma humanidade sustentável. Essa construção só se torna possível por meio de uma pedagogia que se preencha de sentido, como projeto alternativo global, em que a preocupação não está centrada na preservação da natureza ou no impacto da intervenção humana sobre os ambientes naturais, mas em um novo modelo de civilização, sustentável, implicando uma mudança radical nas estruturas econômicas, sociais e culturais vigentes” (PPP da SEEDF, 2012).


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