Com o objetivo de refletir
sobre a educação pública “integral”, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito
Federal estará realizando, no dia 3 de dezembro, segunda-feira, o seu “II Seminário
de Educação Integral” no Auditório D. João VI, da Imprensa Nacional, em
Brasília. O evento contará com a participação de professores, pesquisadores da
SEDF e UnB e de renomados gestores públicos, entre eles, o Exmo Senhor
Secretário de Educação do Distrito Federal, Denílson Bento da Costa.
A importância deste Seminário é singular no contexto da
educação atual da SEDF que defende para a rede uma concepção de educação na
perspectiva da integralidade e da sustentabilidade humana, ou seja, valoriza as
aprendizagens em suas múltiplas dimensões, primando pela qualidade social e
ambiental, pelo acesso ao sistema de ensino e pela permanência com êxito, como
um direito de todo cidadão. Neste sentido, a SEDF considera que a concepção de
educação integral proposta vem ao encontro do desenvolvimento social, cultural
e econômico do Estado, de forma a respeitar os princípios da cidadania, da diversidade
e da sustentabilidade humana.
Conceituando o termo, podemos falar de uma educação
integral, integrada e em tempo integral.
Uma educação é integral, quando reconhece o ser humano nas suas diversas
dimensões: afetiva, cognitiva, física, social, ética, estética, política, entre
outras. É integrada, quando propicia a integração dos diversos elementos
educativos entre si, como: o currículo, os atores, os espaços educativos; o que
significa dialogar a escola com a comunidade local, regional e mundial, os saberes
acadêmicos com os saberes populares, enfim, integrar as experiências e
percepções do educando. E é em tempo integral quando amplia o tempo de
atendimento escolar.
Hoje a SEDF atende cerca de 28.000 alunos em 272 escolas
de educação integral distribuídas pelas 14 Coordenações Regionais de Ensino e
iniciará o ano de 2013 com um projeto experimental em16 Escolas-Polo. O
atendimento será dado para a totalidade dos alunos matriculados que permanecerão
na escola por 10h, nos 5 dias úteis semanais. Professores, monitores
voluntários e bolsistas serão selecionados para atuarem nos projetos
interdisciplinares de acordo com suas áreas de formação e de afinidade. As
escolas contarão ainda com transporte para locomoção dos alunos aos espaços
educativos mais distantes, em conformidade com o Projeto Político Pedagógico da
escola.
Serão abordados temas como currículo, ecologia humana, Intertransdisciplinaridade, territorialidade e fazeres pedagógicos que
potencializam a escola integral.
“É este o grande desafio da educação do presente:
transformar a sociedade, conduzindo o processo de transição para uma humanidade
sustentável. Essa construção só se torna possível por meio de uma pedagogia que
se preencha de sentido, como projeto alternativo global, em que a preocupação
não está centrada na preservação da natureza ou no impacto da intervenção
humana sobre os ambientes naturais, mas em um novo modelo de civilização,
sustentável, implicando uma mudança radical nas estruturas econômicas, sociais
e culturais vigentes” (PPP da SEEDF, 2012).
Inscrições Encerradas
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita. Seu comentário é muito importante para nós!