O Laboratório da Complexidade, sob coordenação da profa. Leila Chalub/FE/UnB, tem a alegria de convidá-lo(a) para:
PALESTRA COM PROFESSOR JOSÉ PACHECO,
fundador da Escola da Ponte, de Portugal.
Local: CET Turismo - UnB
Dia: 15 de fevereiro de 2013, sexta-feira
Horário: 19h
José Pacheco é Fundador da Escola da Ponte em Portugal, referência mundial de sucesso e inovação em pedagogia; Mestre em Educação da Criança, professor na Escola da Ponte com Reconhecido Notório Saber. Autor dos livros 'Contributos Para a Compreensão do Círculo de Estudo', 'Quando For Grande', 'Sozinhos na Escola', 'Cartas a Alice', 'Para Alice, Com Amor', 'Para os Filhos dos Filhos dos Nossos Filhos', 'Caminhos Para a Inclusão', 'Escola da Ponte – Formação e Transformação'.
Especialista em Música e em Leitura e Escrita, é mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Coordena, desde 1976, a Escola da Ponte, da qual é idealizador, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo inovador, baseado na autonomia dos estudantes.
A Escola Básica da Ponte, popularmente referida apenas como Escola da Ponte, é uma instituição pública de ensino, localizada em S. Tomé de Negrelos, no Distrito do Porto, em Portugal.
Na escola da Ponte todos trabalham com todos. Nenhum aluno é aluno de um professor só, nem um professor é professor só de alguns alunos.
Assente em valores como a solidariedade, autonomia e responsabilidade, a escola da Ponte é hoje um marco pedagógico de diferenciação do modelo de escola dito “tradicional”, com mais de 35 anos de história, estudado e admirado um pouco por todo o mundo.
Inserida no sistema público de ensino, a excelência comprovada por todas as inspecções e estudos tarda em ser aprovada e reconhecida pelo Ministério da Educação português.
Apesar de todos os obstáculos e barreiras, é inegável que o trabalho da equipa de professores que pensou este projecto, liderados na altura por José Pacheco, continua e continuará a servir de inspiração a todos os que ousam ser diferentes.
Histórico
A instituição surgiu na década de 1970, do desejo de se fazer uma escola que respeitasse as diferenças individuais dos alunos.
Em 1976, as respostas a algumas interrogações deram origem a profundas mudanças na organização da escola, na relação entre ela, instituição, e os encarregados de educação dos alunos[1] e nas relações estabelecidas com diferentes parceiros locais.
Cronologia
Estrutura
A escola encontra-se numa área aberta. Os alunos formam grupos heterogêneos, não estando classificados, agrupados ou distribuídos por turmas nem por anos de escolaridade que, na prática, não existem. Não há salas de aula mas sim espaços de trabalho, onde não existem lugares fixos. Essa subdivisão foi substituída, com vantagens, pelo trabalho em grupo heterogéneo de alunos. Do mesmo modo, não há um professor encarregue de uma turma ou orientador de um grupo. Em vez disso, todos os alunos trabalham com todos os orientadores educativos.
A escola está organizada por 3 núcleos:
Os orientadores estão organizados por dimensões:
Instrumentos pedagógicos
Associação de pais
No início de cada ano letivo, são eleitos os representantes dos Encarregados de Educação da Escola da Ponte, que organizam reuniões semanais de debate sobre a escola. Em Portugal, a "Associação de Pais da Escola da Ponte" é uma referência a nível nacional.
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