Os jovens educadores que atuam na educação integral das escolas públicas do Distrito Federal participaram nesta quinta-feira (11) do 1º Encontro de Formação. Eles conheceram a origem e os princípios do programa e deram início ao curso, que será à distância, com duração de 60 horas. Além dos 1,8 mil jovens, estiveram presentes a subsecretária de Educação Básica Sandra Zita, o coordenador da educação integral Jeovany Machado, a coordenadora do núcleo de acompanhamento do projeto Miriam do Carmo e assessora especial Natália Duarte.
Durante o encontro foram passadas orientações sobre o curso à distância. Entre os temas que os jovens educadores irão discutir nas formações estão direitos e deveres do cidadão, práticas pedagógicas e educação integral. Para o coordenador do programa Jeovany Machado, o curso vai fazer com que os jovens fiquem mais preparados para a rotina escolar. “Isso vai garantir que a ação deles seja eficaz e tenha cunho pedagógico nas escolas. Eles vão aprender e passar experiência”, explica. Nos próximos meses os jovens educadores que atuam nas modalidades de ensino médio e laboratório de informática também passarão pela formação.
A jovem educadora Joana Fagundes, 27 anos, que atua na Escola Classe 407 Norte elogiou a iniciativa da SEDF em oferecer o curso de formação. “É uma excelente oportunidade porque a gente precisa de uma preparação. Vamos trabalhar com mais conhecimento”, conta. Joana dá aula em oficinas de inglês para os alunos.
Outro jovem educador é o estudante Leonam Vieira Soares. Ele disse que está além de auxiliar a escola, está aprendendo práticas pedagógicas. “Faço serviço social na faculdade, mas depois que entrei para o projeto, penso em atuar nessa área de educação. Gostei muito”, explica.
Mais de 2,9 jovens voluntários participam do programa. Eles atuam em atividades de educação integral na Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais e finais – e Ensino Médio e em laboratórios de informática. Eles recebem uma bolsa no valor de R$ 462,00 como ressarcimento dos gastos com transporte e alimentação. O recurso será repassado diretamente às unidades escolares, por meio do Programa de Descentralização Administrativa (PDAF).
Veja mais fotos
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita. Seu comentário é muito importante para nós!