Consolidando
a Política de Educação Integral
Período: 05/08/2013 à 07/08/2013 – matutino e
vespertino
Local: Auditório
Anísio Teixeira - CAPES - DF
Representantes do DF: Jeovany Machado (CEINT), Mércia Souza (GPES) e Sara Coreia (CEINT)
Participantes das CREs: Johanne
Alves (Guará), Edna Andrade (Paranoá), Laércio
Queiróz (Planaltina), Cássia Regina (Santa Maria) Elzimar Evangelista
(Taguatinga).
A Secretaria de Educação Básica
do Ministério da Educação (SEB/MEC), por intermédio da Diretoria de Currículos
e Educação Integral (DICEI) realizou a Reunião Técnica com os Coordenadores do
Programa Mais Educação.
No referido encontro estava
presente coordenadores estaduais e municipais do Programa Mais Educação de
todos os estados nacionais.
O tema
abordado foi a Consolidando a Política de Educação Integral
Todos os temas recorrentes se
pautavam na construção da Política de Educação Integral em Tempo Integral no
Brasil.
Foram apresentadas várias
experiências/relatos de diferentes estados: Bahia (Mata de São João, Rio Grande
do Sul (Alvorada) Mato Grosso do Sul (Campo Grande) São Paulo, Minas Gerais (Governador
Valadares).
PALESTRAS
1- A
construção da Política de Educação Integral: tarefa colaborativa das esferas de
governo e participação escolar.
- Coordenação: Profª Jaqueline Mool – DICEI/MEC
v
Panorama do
Programa Mais Educação no Brasil
v Apresentação da política de Educação Integral no
estado da Bahia realizada pelo Secretário de Educação – Gilson Alves
v Apresentação da política de Educação Integral no
município de Governador Valadares realizada pela prefeita Elisa Maria
v
Fala da
representante da Coordenação Geral do Programa de Alimentação Escolar – FNDE
2- A
construção da Política de Educação Integral: política curricular e formação de
professores
- Coordenação: Profª Sandra Regina – COEM/DICEI/MEC
v
A construção
do tempo continum na Educação Integral.
v É salutar a articulação dos projetos educacionais
com os projetos econômicos, culturais e sociais.
v A necessidade do diálogo entre a diversidade e as
especificidades que norteiam a educação. É salutar o resgate curricular que
dialogue com os pressupostos da diversidade.
v Educar cuidando e cuidar educando – acolher,
garantir segurança, alimentar a curiosidade, a ludicidade e a expressividade.
v Formação para professores: professor agente,
professor reflexivo
v
Falas: Macaé
Evaristo (SECADIR), Maria Beatriz Titton (UniRitter-RS), Renata Carmo (PIBID)
3- Infraestrutura, espaços escolares, territórios
educativos e cidade educadora para a educação integral
- Coordenação: Leandro Fialho – CGEI/DICEI/MEC
v Apresentação da política de Educação Integral na
Escola Municipal Amorim Lima – SP – Ana Cecília Simões.
v A educação integral afeta, desestrutura, remexe e
incomoda. Portanto os espaços educativos têm que ser reinventados e
reformulados.
v Apresentação da política de Educação Integral na
Escola Municipal João Pereira Vasconcelos – Mata de São João BA – Guioneide
Oliveira.
v Fala: Ana Beatriz Goulart – GAE/UFRJ
4- Horizonte e amplitude formativa da Educação
Integral: possibilidades nos campos da leitura, da leitura, da música e das
novas tecnologias da informação e da comunicação
- Coordenação: Cíntia Boll –DICEI/MEC
v As contribuições que a leitura pode trazer ao PME.
A leitura como articulação das políticas públicas, como engrenagem. Surge como
resolução de problemas de isolamento social.
v EduCom no Mais Educação: possibilidade e desafios.
O reconhecimento da comunicação e do uso de mídias como ferramenta pedagógica.
Ela aparece como eixo transversal nas demais áreas.
v Falas: André Lázaro – UERJ / FLACSO, Ismar Oliveira
– ECA/USP, Magali Kleber (Associação Brasileira de Educação Musical), Maria
Angélica Santos (UFRGS).
5- O movimento da Educação Integral no Brasil:
Campo, Cidade, Diversidade e Políticas Públicas
- Coordenação: Rita de Cássia – COEDI/DICEI/MEC
v Fala: Miguel Arroyo
6- Programa
Mais Educação e Projeto de Vida – jovens de 15 a 17 anos no Ensino Fundamental
- Coordenação: Ítalo Dutra – COEF/DICEI/MEC
v Apresentação do Projeto Traje – Travessia
Educacional do Jovem Estudante – Mª Cecília Amendola.
v Apresentação do Plano Juventude Viva – Mônica Alves
- SEPPIR
v Apresentação de experiências das escolas – Projeto
Trajetórias Criativas
- Escola Estadual João Belchior Marques Goulart – Alvorada – RS –
realizada pela Profª Tatiana Hoffmann.
- Escola Estadual Campos Verdes – Alvorada – RS – realizada pelo aluno
Marlon Pruss.
7- Programa
Mais Educação e Projeto de Vida – jovens de 15 a 17 anos no Ensino Fundamental
- Coordenação: Jaqueline Moll –
DICEI/MEC
v Estratégias para a formação de professores em
Educação Integral - PME
v Contribuições do Programa Bolsa Família – MDS
v Contribuições do Programs Esporte na Escola - ME
v Contribuições do Programa Mais Cultura nas Escolas
- Minc
v Contribuições do Programa Saúde na Escola – MS
8 –
Temas dos Grupos de Trabalho
-
Educação
Integral e Currículo
- Carreira e
Formação de professores
- Gestão e
Financiamento
- Educação Integral
e Infrestrutura
- Educação Integral
e Projeto de Vida
- No último dia, foi
realizado relatos dos GTs e convergência dos três dias de debates que apontam
os avanços e desafios da Educação Integral.
9 – Outras Atividades:
v Apresentação da campanha “Eu Quero Minha Biblioteca” – Cristine Fontelles
(Diretora de Educação do Ecofuturo – SP).
v Apresentação da Produção Bibliográfica em Educação
Integral.
v Apresentação da Plataforma CulturaEduca – Inaê
Batistoni (Instituto Lidas).
Esta ferramenta possibilita o mapeamento dos
espaços educativos no território brasileiro. É possível à escola visualizar os
equipamentos e iniciativas socioculturais em sua comunidade. O período para
acesso é de 15/08/13 a 15/09/13. Para participar a escola deverá acessar
http://culturaeduca.cc/.
v
Apresentação
do curso Disseminadores de Educação Fiscal – foram disponibilizadas vagas para
coordenadores do Programa Mais Educação (no DF temos mais uma vaga).
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita. Seu comentário é muito importante para nós!