I Ação Nacional Integrada de Formação para a Gestão e Execução do Programa Mais Educação

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Nos dias 17 e 18 de setembro, estará acontecendo a I Ação Nacional Integrada de Formação para a Gestão e Execução do Programa Mais Educação, que poderá ser acompanhado ao vivo no endereço www.nabuco.fundaj.gov.br/aovivo.

Temas como prestação de contas, reprogramação de recursos e uso correto dos recursos públicos serão pontos de pauta desse encontro. Acompanhem!

Escola Integral para todos:
Sem isso ão se avança
Com ela vão florescer
O adolescente a criança
Ligando os fios do saber
Atando e fazendo a trança

Isto exige o empenho
Na plantação no cultivo
Todos juntos de mãos dadas
Em prol do objetivo
Gerando novas ideias
Reforçando o atrativo
Abrindo um novo cenário
Lutando e passando o crivo.

Marcelo Mário de Melo 
(Assessor de comunicação social da Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ)


Ministro da Educação, Henrique Paim, conversa, por webconferência, com os participantes da 1ª Ação Nacional Integrada de Formação para a Gestão e Execução do Programa Mais Educação

O Ministro da Educação, Henrique Paim, conversará, de Brasília (DF), por webconferência, com os participantes da 1ª Ação Nacional Integrada de Formação para a Gestão e Execução do Programa Mais Educação, no dia 18 de setembro, das 15 às 17 horas - a  Ação se estenderá até o dia 19 de setembro.
O ministro está convidando todos os brasileiros para acompanhar a 47ª webconferência do Programa Mais Educação(PME), pela internet. A web-conferência poderá ser acessada pelo link http://portal.mec.gov.br/seb/transmissao. É recomendado que se utilizem para assistir a webconferência o navegador internet explorer. 
1ª Ação Nacional Integrada de Formação para a Gestão e Execução do Programa Mais Educação
A Fundação Joaquim Nabuco reunirá especialistas e gestores de Educação nos dias 18 e 19 de setembro, durante a 1ª Ação Nacional Integrada de Formação para a Gestão e Execução do Programa Mais Educação, que acontece em Recife (PE). O evento é uma promoção da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e visa esclarecer os gestores de escolas públicas sobre a adesão ao Programa Mais Educação. 
O objetivo do evento é propiciar a formação de gestores para a execução financeira e prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola/Educação Integral (PDDE), atendendo a demanda das escolas do programa e das redes de ensino e a necessidade de se alcançar escolas que não aderiram ao programa Mais Educação por desconhecimento de sua dinâmica de financiamento e pedagógica.
Nesse sentido a ação conta com apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), por meio de agenda construída pelas equipes executivas das entidades em questão. O público totaliza 175 participantes e é integrado pelos formadores e tutores da Formação pela Escola/FNDE (60), coordenadores do programa Mais Educação estaduais e municipais (80), dentre esses representantes de 23 Comitês Territoriais de Educação Integral, indicações do CONSED (27) e das seccionais da Undime (26).
A 1ª Ação Nacional Integrada de Formação para a Gestão e Execução do Programa Mais Educação acontece está sob a responsabilidade do Comitê Territorial de Educação Integral em Pernambuco, que é um dos mais atuantes do País.

Os participantes do evento devem se cadastrar no site da Fundaj, acessando o link indicado a seguir e fazendo login (número de CPF e e-mail). É importante o preenchimento de todos os dados solicitados no cadastro para obtenção do perfil dos presentes na formação e para garantia de entrega de certificação.
Orientações para cadastrar AQUI.
Link para cadastro AQUI.
Tutorial FNDE - Clique AQUI.

A oficina desencadeará e aprofundará o processo de formação de gestores, executores e conselheiros, por meio da formação continuada, em escala nacional, com vistas a iniciar ou fortalecer a articulação de rede de colaboração nos estados e municípios.

-------------------------------------------------------------

PARA ACOMPANHAR A TRANSMISSÃO DA OFICINA, BASTA ACESSAR O LINK NO SITE DA FUNDAJ

Clique AQUI.

OBS: Utilize o navegador Internet Explorer
:: Saiba mais sobre o PDDE
Criado em 1995, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos, registradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como beneficentes de assistência social, ou outras similares de atendimento direto e gratuito ao público.
O programa engloba várias ações e objetiva a melhora da infraestrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica.
Os recursos são transferidos independentemente da celebração de convênio ou instrumento congênere, de acordo com o número de alunos extraído do Censo Escolar do ano anterior ao do repasse.
Até 2008, o programa contemplava apenas as escolas públicas de ensino fundamental. Em 2009, com a edição da Medida Provisória nº 455, de 28 de janeiro de 2009 (transformada posteriormente na Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009), foi ampliado para toda a educação básica, passando a abranger as escolas de ensino médio e da educação infantil.
Em 2012, o PDDE repassou R$ 2 bilhões para mais de 134 mil escolas públicas e privadas de educação especial, em benefício de 43 milhões de alunos.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita. Seu comentário é muito importante para nós!

 
Blog de Educação Integral © 2016 | Jeovany Machado dos Anjos | Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal