Fonte: se.df.gov.br
Foi lançada nesta segunda-feira (25), a nova proposta de educação integral que contará com 23 escolas incluídas no projeto-piloto. Outra novidade para os alunos é a implementação do projeto Xadrez nas Escolas
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o secretário de Educação, Denilson Bento da Costa, lançaram nesta segunda-feira (25), a nova proposta de educação integral da rede pública em 23 unidades de ensino e o projeto Xadrez nas Escolas. O evento foi realizado na Escola Classe Porto Rico, em Santa Maria. A educação em tempo integral oferecerá atendimento contínuo de 10 horas diárias e quatro refeições por dia.
Neste ano, serão atendidos cerca de sete mil alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade social e/ou educacional. São 1,2 mil estudantes da educação infantil; 3,5 mil dos anos iniciais do ensino fundamental; e 2,3 mil dos anos finais do ensino fundamental. Essas turmas ficarão sob a responsabilidade de 587 professores. Das 23 escolas do incluídas no projeto-piloto, 272 unidades educacionais atendem ao ensino integral de forma parcial.
Além dos recursos do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira de 2012 (PDAF), a SEDF previu a liberação de mais de R$ 3 milhões, no início de 2013, para garantir as ações pedagógicas nas 23 escolas.
Segundo o secretário de Educação, Denilson Bento da Costa, a escola é referência para os alunos e seus pais, e por isso, o governo está investindo numa educação cidadã, que proporcione uma melhor aprendizagem. “Essa nova proposta de ensino em tempo integral vai oferecer aos nossos alunos atividades complementares, ações pedagógicas, reforço nas disciplinas e a utilização de outros espaços públicos. Acredito que estamos no caminho certo para a educação em tempo integral”.
A EC Porto Rico também faz parte do projeto-piloto. A escola foi reformada, está com o refeitório equipado, possui 16 salas que atenderão a cerca de 400 alunos. Ao lado da primeira-dama do DF, Ilza Queiroz, o governador Agnelo anunciou que será feita uma cobertura na quadra de esporte, que servirá como um espaço de convivência para eventos culturais e esportivos.
O governador Agnelo reafirmou seu compromisso com a Educação e disse que continuará desenvolvendo ações transformadoras no ensino público. “É prioridade melhorar as estruturas das escolas. Não faltarão recursos para investir na Educação. Nosso compromisso é incondicional com as crianças”.
A Secretaria de Educação oferecerá alimentação, transporte para atividades externas e incentivará a prática do esporte, eventos artísticos e culturais em ambientes adequados.
Participaram da cerimônia a secretária adjunta de Educação, Maria Luiza Fonseca, subsecretários e coordenadores da SEDF, dentre outras autoridades.
Xadrez nas Escolas
O projeto Xadrez nas Escolas do Distrito Federal foi criado com o objetivo de oferecer o ensino de xadrez aos alunos da educação básica. A princípio, a iniciativa irá atender aos estudantes da educação integral e depois será ampliada, gradativamente, nas demais unidades de ensino. A adesão será livre a todos os interessados.
Para dar início ao projeto, foram distribuídos 10 mil kits de xadrez. Além disso, 50 professores fizeram um curso de formação oferecido pela Universidade de Brasília (UnB). Esses docentes serão agentes multiplicadores e passarão seu conhecimento a outros professores e alunos.
“O xadrez é uma atividade lúdica. Estudos comprovam que essa prática traz melhores rendimentos aos alunos, pois desenvolve o raciocínio, pensamento lógico e a estratégia. Esse jogo de tabuleiro transforma e ajuda no desenvolvimento da criança”, ressaltou o governador, que aprendeu a jogar ainda na escola.
O coordenador do projeto Xadrez nas Escolas, Solon Pereira, destaca que se trata de um instrumento pedagógico, que pode ajudar a despertar no aluno valores educacionais negligenciados na educação neoliberal. “Essa prática colabora com o desenvolvimento dos quatro saberes necessários para o desenvolvimento: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser”, acrescentou Solon.
A iniciativa será implementada por meio de convênios e parcerias entre o Governo do Distrito Federal/Secretaria de Educação, Ministério da Educação/Universidade Federal do Paraná, Ministério do Esporte, Universidade de Brasília, Confederação Nacional de Xadrez e Federação Brasiliense de Xadrez.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita. Seu comentário é muito importante para nós!