A ampliação de tempos, espaços e oportunidades educacionais apresenta-se como um terreno fértil para a implementação de propostas, estratégias e ações inovadoras que propiciam aos processos educacionais o desenvolvimento de inúmeras atividades com o intuito de aperfeiçoar habilidades específicas nos estudantes.
É salutar afirmar que tais ações contribuem de forma extremamente significativa para a formação integral dos estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal.
Nessa perspectiva divulgamos às Unidades Escolares que ofertam Educação Integral que o início das atividades em jornada de tempo integral está previsto para o dia 16/03/2015. A fim de subsidiar as ações da implementação da Educação Integral, elencamos a seguir algumas ações que deverão ser realizadas a partir do início do ano letivo até o início do atendimento em tempo integral:
1. Fazer constar no Projeto Político Pedagógico da escola a organização do trabalho pedagógico em jornada de tempo integral;
2. Mapear os espaços educativos disponíveis para desenvolvimento das atividades de Educação Integral e, caso necessário, articular parcerias com instituições externas;
3. Consultar a comunidade escolar quanto às atividades a serem desenvolvidas com os estudantes, respeitando as necessidades e as potencialidades das Unidades Escolares.
4. Selecionar quais estudantes serão atendidos ao longo do ano letivo, Respeitando os critérios estabelecidos na Estratégia de Matrícula 2015 da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.
5. preencher o cadastro disponível em: https://docs.google.com/forms/d/1LxpoUp5UGAlQ_ZgqNYaR5hn0_lK1KmN26n6-TGgipYc/viewform );
6. Preencher o Termo de Adesão e Compromisso para participação das atividades de tempo integral de acordo com o modelo disponível em:https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxjZWludHNlZGZ8Z3g6NjYzNjk3YTg1NTk5Mjg1YQ;
Além das ações citadas anteriormente, as escolas inseridas no Projeto de Educação Integral em Tempo Integral – PROEITI, deverão ainda:
7. Promover o planejamento coletivo das atividades durante o período de adaptação, possibilitando aos professores lotados nos turnos matutino, vespertino e intermediário, planejarem o trabalho pedagógico que será desenvolvido no 1° semestre/2015;
8. Proporcionar a progressão da jornada de permanência na escola, visando facilitar a adaptação do estudante à jornada de tempo integral.
Vale ressaltar que o registro das atividades de Educação Integral é obrigatório e deve ocorrer de acordo com o disposto na Circular n° 020/2014-SUPLAV/SUBEB, que orienta sobre o preenchimento do Diário, para as escolas inseridas no PROEITI, bem como da Ficha de Acompanhamento Bimestral das Atividades Complementares de Educação Integral, para as demais escolas com oferta de tempo integral (instrumento próprio de registro entregue no ano de 2014).
Certos de contarmos com o apoio e colaboração de todos, colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos por meio dos telefones 3901.3194/3901.6755, ou pelo e-mail ceint.sedf@gmail.com.
Coordenação de Educação Integral.
Ótima notícia! Agora torço para que meu filho seja selecionado pela escola, pois gostaria muuuito que ele usufruisse desse primoroso projeto.