Educação Integral é um sucesso na Escola Classe Bucanhão

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Escola Classe Bucanhão é uma das 23 instituições educacionais a oferecer dez horas de atendimento por dia e cinco refeições. Alunos e professores comemoram as melhorias
O sorriso no rosto dos alunos e professores da Escola Classe Bucanhão, da zona rural de Brazlândia, é visível e contagiante. O motivo são as melhorias que a escola recebeu neste ano. Por fazer parte do projeto piloto de escola integral em tempo integral da SEDF, todo o método de aprendizagem, tempo de ensino, transporte e alimentação foram modificados.
A principal melhoria, segundo a diretora Shirley Spindola Prates da Rocha, foi a oferta de transporte exclusivo para os alunos da escola. “Eles vinham no ônibus de linha coletiva, com outras pessoas. Não conseguiam chegar na hora certa e tinham que sair mais cedo por causa do horário”, explica. A partir deste ano, a SEDF disponibilizou um ônibus exclusivo e dois monitores para acompanharem os alunos.
Os 50 estudantes da Escola Classe Bucanhão, que fica na zona rural de Brazlândia, moram em assentamentos de difícil acesso. Com os benefícios, eles passarão a ficar 10 horas na escola e tem cinco refeições por dia.
A estudante Saionara de Jesus Borges diz que as melhorias ajudaram no ensino. “Dá para aprender mais. Está muito melhor. Ficamos o dia inteiro, tem ônibus só pra a gente e mais refeição”, conta. Pela manhã, Saionara e os outros 49 alunos têm aulas do currículo básico de acordo com a seriação. A tarde, todos participam de atividades pedagógicas como teatro, música e práticas esportivas. “Toda terça e quinta a gente vai para o Centro Olímpico de Brazlândia. Tem aula de futebol, vôlei e natação. É muito bom”, disse.
A professora Silvana Rodrigues de Souza avalia as modificações de forma positiva. “A evolução dos alunos é gigante. Tenho a impressão que a educação integral foi feita para a escola de zona rural”, conta. Neste ano, a escola recebeu mobiliário novo e todos os alunos ganharam uniforme e material escolar.
A vice diretora Naira Martins Vieira afirma que a evolução da escola é notória. “É muito perceptível. Os alunos estão desenvolvendo mais, já estão lendo, se comunicando melhor. Todos evoluíram”, explica. Por ser uma escola do campo, os estudantes têm aulas voltadas para zona rural. “Todo o projeto político-pedagógico tem que ser adaptado. Além de sala de leitura, biblioteca e informática, eles aprendem conhecimentos do campo, como a horta”.
A Escola Classe do Bucanhão é uma das 23 unidades escolares que recebem o projeto piloto de educação integral em tempo integral da SEDF. Todos os alunos dessas escolas são atendidos dez horas por dia e tem cinco refeições. Uma das metas do Governo do Distrito Federal é ampliar o número de escolas com educação integral
Ascom

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita. Seu comentário é muito importante para nós!

 
Blog de Educação Integral © 2016 | Jeovany Machado dos Anjos | Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal