Brazlândia, uma das cidades-satélite do Distrito Federal, adotará neste ano o ensino integral para as 15 escolas localizadas na área urbana da cidade, o que beneficiará 13 mil estudantes, que ficarão sete horas diárias na escola.
Além das disciplinas tradicionais, como português e matemática, os alunos contarão com atividades extracurriculares, que serão realizadas tanto dentro como fora das dependências das unidades escolares. Dentre elas, está o oferecimento de natação, práticas esportivas e estudo de línguas.
Para a coordenadora da Regional de Ensino de Brazlândia, Márcia Gilda Moreira Cosme, a Educação Integral irá colaborar com o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes, uma vez que irá aproximá-los de atividades culturais, o que ainda é um déficit na região.
Anunciada em outubro de 2013, a decisão de ampliar o tempo de aula das escolas de Brazlândia faz parte do Pacto pela Educação Integral – decisão construída pelos conselheiros que compõem 0 Grupo de Trabalho de Educação do CDES-DF. O Conselho vai acompanhar todo o processo de implantação da Educação Integral junto à Secretaria de Educação.
A população local também vem sendo mobilizada em prol do Pacto, a partir de reuniões com lideranças locais, no intuito de identificar de que forma a sociedade de Brazlândia pode colaborar. Estuda-se, por exemplo, a possibilidade de utilizar áreas do Corpo de Bombeiros, como piscina e campo.
As informações são da Secretaria de Estado do Governo do DF
Fonte: www.educacaointegral.org.br
Como interessada no projeto gostaria de saber quando abrirão as inscrições parar o Jovem Educador Voluntário 2014.
Muito Grata,Egla.