Renovação de Bolsa Universitária

quarta-feira, 27 de junho de 2012 0 comentários

                       Informamos que o prazo para renovação no Programa Bolsa Universitária, modalidade com estágio, se dará no período de 16 à 27 de julho de 2012 para efetivação de matrícula de Ensino Superior no 2º semestre de 2012, conforme assegurado no IV, do Art. 11º da LC nº 770/2008.


                  Para fazer download do modelo da declaração de contrapartida que deverá ser preenchido e assinado pela escola onde o bolsista realiza a contrapartida, clique aqui! 

Reunião dia 05 de julho

0 comentários

             A SUBEB convida o Gerente de Educação Básica e o coordenador intermediário de Educação Integral dessa Coordenação Regional de Ensino para reunião a ser realizada em 05/07/2012 no auditório do Edifício Phenícia, atual sede da Subsecretaria de Educação Básica, às 8h30.
            Ressaltamos a importância da presença de todos os convidados dada a relevância das demandas desta Coordenação.

Agradecimentos

0 comentários

              Em virtude da visita técnica realizada nos meses de maio e junho do presente ano, vimos agradecer o acolhimento dispensado à nossa equipe assim como a disponibilidade das equipes gestoras e coordenadores intermediários no atendimento às nossas demandas.
            Na oportunidade, ressaltamos a importância desse momento na formulação de políticas públicas voltadas ao resgate da oferta de uma Educação de tempo integral que prime pela qualidade do atendimento aos estudantes desta rede pública de ensino.

Educação integral na EC 49 de Taguatinga

quinta-feira, 21 de junho de 2012 2 comentários

              A Escola Classe 49 de Taguatinga, atende alunos de Educação infantil em tempo integral. Ampliando o tempo de permanência dos alunos na escola de 5h para 8 horas diárias às terças, quartas e quintas-feiras. 
              Sob a direção da professora Maria dos Remédios e com o apoio da Coordenadora, professora Aracelis Alves, desenvolve projetos de leitura, meio ambiente, capoeira, diversidade, psicomotricidade entre outros.
             Atualmente 107 alunos são atendidos em tempo integral.
             Vamos conhecer um pouco da escola...
             
O INÍCIO:
             Visando criar condições para que a Educação Integral propicie efetivamente um ambiente acolhedor, iniciamos o nossas atividades com o tema CIRCO, promovendo desta forma a alegria e o estímulo as crianças e as várias possilibilidades da prática educativa e social.








LITERATURA:
 
O primeiro contato que a criança tem com a leitura é por meio das histórias orais. Esse momento é uma oportunidade única de trabalhar a imaginação e a reflexão, permitindo a participação em um mundo de conflitos, impasses, soluções, etc. Como personagem ou como observador a criança descobre lugares, tempos, culturas, valores éticos e outros aspectos importantes do saber ampliando sua visão de mundo.








CULINÁRIA:
 
Com a finalidade de tornar as aulas mais prazerosas buscaremos utilizar a arte culinária como ferramenta. Toda criança gosta de colaborar na preparação de uma comida, sentir alegria em poder mexer, pegar na massa e ficar observando todos os passos dessa preparação.





RECREAÇÃO E JOGOS 
 
Ao fornecer situações lúdicas, de relaxamento, de alegria, de reflexão, a criança se liberta de suas amarras sociais, resgatando a sensibilidade fazendo com que o processo de construção do conhecimento seja indissociável do afeto e do prazer.





E tem muuuuuuuuuuuuuuuuito mais...

Gostou?

Quer mostrar sua escola também?

ceint.sedf@gmail.com

Reformulação da Diretrizes para Educação Integral no DF

terça-feira, 12 de junho de 2012 0 comentários

          Dando sequência aos trabalhos iniciados no Grupo de Trabalho (GT) para discussão das Diretrizes para Educação Integral no Distrito Federal, informamos que já foram disponibilizados para leitura e apropriação do tema.

          Lembramos que todos os materiais do GT estarão disponíveis no e-mail: diretiva.integral@gmail.com e neste blog, no menu ao lado em: Diretrizes de Educação Integral
.
         Não se esqueçam que voltaremos a nos encontrar na quarta-feira dia 20/06 às 14h no mesmo local:                  
          Auditório do Centro de Ensino Médio Elefante Branco - CEMEB - CIL, 907 sul, no CIL.
           Esperamos que todos se preparem lendo os textos enviados e as contribuições postadas.
           Contamos com a participação de todos.


           Quaisquer dúvidas, basta ligar para 9184 0838

Resolução nº 20 de 6 de maio de 2011

domingo, 10 de junho de 2012 0 comentários

           Devido ao grande número de dúvidas acerca da utilização do Recursos destinados ao Programa Mais Educação, disponibilizamos a Resolução nº 20 de maio de 2011 que dispõe sobre a destinação de recursos financeiros, nos moldes e sob a égide da Resolução nº 17, de 19 de abril de 2011, a escolas públicas municipais, estaduais e do Distrito Federal, com vistas a assegurar a realização de atividades de Educação Integral de forma a compor a jornada escolar de, no mínimo, sete horas diárias.


        Nesta resolução, encontramos respostas a dúvidas simples como:



§ 7º Serão repassados recursos para implementação de atividades de Educação Integral pelo período de 10 (dez) meses às UEx representativas das escolas que serão contempladas com recursos para esse fim pela primeira vez e das escolas que executaram parcial ou integralmente recursos em 2010.
§ 8º Os recursos de que trata o parágrafo anterior deverão ser executados de forma a garantir o desenvolvimento de atividades de Educação Integral pelo período de 10 (dez) meses letivos, ainda que não consecutivos por ocorrência de férias escolares, contar do mês da efetivação do repasse.


Ou ainda:



Art. 3º O ressarcimento das despesas com transporte e alimentação dos monitores responsáveis pelo desenvolvimento das atividades de Educação Integral, previsto no inciso II do § 9° do art. 1º, será:
I – calculado de acordo com o número de turmas monitoradas e limitado ao máximo de R$ 300,00 (trezentos reais) mensais, por escola, conforme a tabela a seguir:
Número de Turmas               Valor do Ressarcimento (R$)
            1                                                    60,00
            2                                                  120,00
            3                                                  180,00
            4                                                  240,00
            5                                                  300,00


E também:



Art. 4º O saldo financeiro proveniente da não utilização total dos recursos de que trata:
I - o inciso I do § 9° do art. 1º poderá ser empregado nas mesmas finalidades para as quais foram liberados; e
II - o inciso II do § 9° do art. 1º poderá ser empregado na aquisição de materiais de consumo e na contratação de serviços complementares, necessários à realização de atividades de Educação Integral.


É muito importante que todos conheças esta documentação!!


Para ter acesso a Resolução 20/2011 MEC/FNDE/CD na Íntegra, clique aqui!


As orientações mais detalhadas podem ser obtidas no MANUAL DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM JORNADA AMPLIADA PARA OBTENÇÃO DE APOIO FINANCEIRO POR MEIO DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA – PDDE/EDUCAÇÃO INTEGRAL, NO EXERCÍCIO DE 2011.


Para acessar o manual de Educação Integral, clique aqui!

Videoconferência do Programa Mais Educação

0 comentários

         Quem não pode acompanhar a 28ª Videoconferência do Programa Mais Educação realizada no dia 15/05/12, pode agora assistir e verificar o que foi debatido no dia.


          Para agilizar o carregamento e afim de facilitar a visualização, a Videoconferência foi dividida em 8 partes, tratando dos seguintes assuntos: Adesão 2012, Implantação e Sustentabilidade do Programa Mais Educação; Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE; Projeto Trilhas e Olimpíada de Língua Portuguesa.


Para assistir, basta clicar em cada bloco:


Bloco 1
Bloco 2
Bloco 3
Bloco 4
Bloco 5
Bloco 6
Bloco 7
Bloco 8

SEDF no 4º Seminário Nacional de Educação Integral

domingo, 3 de junho de 2012 0 comentários

               A educação de tempo integral nas escolas públicas foi tema de seminário de 29 à 31 de maio. Especialistas no assunto, do Brasil e de outros países, apresentaram seus pontos de vista em relação ao Programa Mais Educação do Ministério da Educação, que amplia para o mínimo de sete horas a jornada diária escolar. 
             Atualmente, mais de 32 mil escolas de todas os estados, participam do Mais Educação.
             O secretário de educação básica do MEC, César Callegari, afirmou, na abertura do IV Seminário Nacional de Educação Integral, que a educação de qualidade requer um projeto político pedagógico de cada escola em que haja compromisso de professores e educadores com resultados. “É preciso planejamento, ações racionais e metas objetivas a serem cumpridas, de comum acordo dentro de um processo democrático e participativo em que toda a escola participe, assim como os dirigentes da rede de ensino”, destacou.
           Segundo Callegari, a ampliação do período das crianças e adolescentes na escola precisa significar articulação das diferentes dimensões educacionais contemporâneas. “É preciso um projeto político pedagógico capaz de embarcar questões ambientais e de valores humanos, práticas esportivas e culturais, o mundo do trabalho”, exemplificou.
          A meta no Plano Nacional de Educação, em tramitação no Congresso Nacional, é estender o programa a 50% das escolas públicas em uma década. As diretrizes nacionais curriculares e operacionais para a educação integral no país estão sendo elaboradas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
          O educador Miguel Arroyo esteve presente no seminário e defendeu o Mais Educação. “A educação integral precisa ser valorizada e apoiada pela riqueza que essa proposta carrega. O Programa Mais Educação retoma a educação como centro do sistema educacional do MEC e como direito à educação”, disse.  
           Segundo ele, o Mais Educação não é uma educação integral para fazer deveres de casa na escola, acrescentar mais conteúdo curricular, diminuir a evasão ou a repetência, mas para trazer para o tempo de escola dimensões da formação humana que não estão presentes no turno normal. “É para trazer para a escola o que estava oculto, o que nunca era valorizado, o direito à cultura, à arte, à memória, à identidade, à formação plena do ser humano”, disse.
           A Secretaria de Educação do DF esteve presente no seminário, com a equipe na CEINT, além de representante de todas as 14 Coordenações Regionais de Ensino, participando de toda a
programação, que incluiu debates, e foram apresentados vários modelos de escolas que conseguiram melhorar o desempenho dos estudantes e ajudaram a diminuir a repetência de ano e a evasão escolar com o auxílio de  projetos criados pelo programa. Grupos de trabalhos para avaliar o dia-a-dia do Mais Educação nas escolas também foram criados durante o seminário, contribuindo com o debate.         
          O Distrito Federal, pretende implantar não somente um projeto para Educação Integral, mas uma política de governo que atenda a necessidade de oferta de Educação Integral em tempo integral, de modo que até 2014, ao menos 39 escolas (13 escolas em cada ano - 2012/13/14) possam atender seus alunos em tempo contínuo, ou seja, que todos os seus alunos possam permanecer um mínimo de 8 horas diárias na escola.
           Pretendemos ainda que ao final de 2014, metade de toda rede pública de ensino, ofereca algum atendimento em tempo integral, porém com o apoio necessário, para que esse trabalho não seja feito sem planejamento.
       
           Ao final do seminário, foi lida a carta produzida como marco do seminário, denominada Carta de Brasília.

         Para ouvir a leitura da carta, clique Aqui:   
       

 
Blog de Educação Integral © 2016 | Jeovany Machado dos Anjos | Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal