Adaptar espaços
A estruturação da grade de horários depende também da disponibilidade e da conveniência dos ambientes específicos para cada finalidade - e o aumento do tempo é diretamente proporcional à demanda por espaço. Há três alternativas para as instituições que mantêm turmas em dois ou três turnos e vão transformá-los em um só. A primeira delas é reduzir o número de turmas - o que depende de haver outras unidades da rede na vizinhança que possam absorver parte dos alunos. A segunda é atender a todas as turmas em ambos os turnos - e isso exige a ampliação do prédio e, mais uma vez, o apoio da Secretaria. Por último, é possível buscar novos locais e adaptar os já existentes - e é aí que as iniciativas têm de partir dos gestores.
Como vimos no começo da reportagem, a reorganização dos espaços não deve ser uma resposta improvisada à falta de estrutura. Qualquer instituição - antiga ou recém-reformada - vai precisar de adaptações para atender às necessidades específicas do integral. A EMEB Fábio Rodrigues Mendes, em Jundiaí, a 63 quilômetros de São Paulo, havia sido ampliada pouco antes de começar a atender seus alunos o dia todo. Mesmo ganhando cinco novas salas, dois espaços tiveram de ser adaptados para alocar todas atividades diversificadas em salas ambientes.
Um dos locais, previsto inicialmente para ser usado apenas para leitura, passou a receber também aulas de Produção de Texto. O outro, projetado para ser a secretaria, virou a sala de Inglês - e aquela acabou se mudando para um espaço ao lado. Em ambos, os alunos se sentam em mesas redondas - uma boa solução para lugares menores. A sala dos professores, que antes comportava toda a equipe, ficou pequena para os atuais 29 docentes e hoje ela serve apenas aos estudos e ao atendimento individual feito pela coordenação pedagógica. As reuniões de formação passaram a ser realizadas em uma sala de aula comum logo após as aulas.
Fonte: Nova Escola
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