Educação Integral no CEF 01 de Sobradinho

segunda-feira, 29 de abril de 2013 0 comentários

         Primeiro dia da Banda de música do CEF 01 de Sobradinho. " A música é a revelação superior a  toda sabedoria e filosofia."

      
 Primeira apresentação da Oficina de Dança com os alunos participantes da Educação Integral do CEF 01 de Sobradinho





Para acompanhar o CEF 01 de Sobradinho e ficar por dentro das atividades de Educação Integral, acesse: http://cef01sobradinho.blogspot.com.br/

Programa Jovem Educador

0 comentários


O Secretário de Estado de Educação do Distrito Federal,

 Denilson Bento da Costa,
tem o prazer de convidar para o
Lançamento do Programa Jovem Educador,
que acontecerá no dia 30 de abril de 2013, às 15h,
no Auditório D. João VI da Imprensa Nacional.
SIG Quadra 06 – Lote 800 – Imprensa Nacional.




Termina na terça-feira, 30, o prazo para adesão ao programa Mais Educação.

sexta-feira, 26 de abril de 2013 0 comentários


   Termina na próxima terça-feira, 30, o prazo para as escolas pré-selecionadas aderirem ao programa Mais Educação. 

   O processo de adesão é feito por meio do Sistema Integrado de Monitoramento e Controle (Simec) do Ministério da Educação. 

   As 32 mil escolas já participantes do Mais Educação também devem se recadastrar até essa data. Em 2012, dessas 32 mil escolas, 9 mil ficavam no campo. 

   Estima-se que, das 13 mil novas escolas que aderirão este ano, cinco mil serão no campo. A meta do governo federal é atingir o total de 45 mil escolas em 2013 e 60 mil em 2014. 

   As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal que participam do Mais Educação recebem mais recursos para oferecer atividades em tempo integral. 

   A adesão implica a escolha de até cinco atividades nos macrocampos do programa: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. 

   O programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial nº 17, de 24 de abril de 2007, e regulamentado pelo Decreto nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010. 

Acesse o Simec

Acesse mais informações


Fonte: MEC

CEI 06 de Taguatinga

terça-feira, 23 de abril de 2013 0 comentários

          A hora da refeição na Educação Infantil não deve atender apenas as necessidades nutricionais das crianças, mas também as psicológicas e sociais, de sentir prazer e alegria, de partilhar e trocar alimentos entre colegas, de adquirir hábitos de higiene que preservam a boa saúde.

 

 
 

Podemos dizer que o ato de contar histórias para as crianças está presente em todas as culturas desde os primórdios do homem. É um momento valioso de ouvir, de pensar, de sonhar. As crianças adoram ouvi-las.

 
 
 
 


Desafio Menteinovadora 2013

segunda-feira, 22 de abril de 2013 0 comentários


Com o objetivo de estimular a criatividade, encorajar a mediação e promover a integração entre professores, alunos e famílias, a Mind Lab tem o prazer de convidar as escolas a participarem do Desafio MenteInovadora 2013.

A primeira fase do desafio é uma homenagem ao Dia das Mães, que acontecerá entre os meses de Abril e Maio. Convidamos seus professores e alunos a montar cartazes apresentando às mães formas criativas de aprender se divertindo e concorrer a prêmios para todos os envolvidos. Esta iniciativa cultural busca resgatar em nossos alunos e educadores o prazer de aprender dentro e fora da sala de aula, trazendo soluções criativas para problemas do cotidiano e reforçando o desenvolvimento de habilidades e competências.

As participações serão abertas ao público do dia 22/04 à 12/05 e todos os alunos e professores de suas escolas podem participar, inscrevendo quantos trabalhos desejarem. Como funciona:

1. Formem grupos de três alunos e um professor. Eles devem pensar em formas inovadoras de aprender se divertindo e montar um cartaz registrando suas ideias de forma criativa.

2. Basta enviar uma foto do cartaz para o site do concurso e cadastrar-se em nome da escola para concorrer aos prêmios.

3. Todos os trabalhos cadastrados serão submetidos à votação do público e os 50 mais votados serão julgados por uma comissão que escolherá quatro vencedores de diferentes faixas etárias: Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.

4. Os quatro grupos mais criativos serão presenteados com tablets para alunos e professor e uma câmera digital para as mães homenageadas, além da decoração de um Espaço MenteInovadora com projetor multimídia para a escola. As entregas dos prêmios acontecerão em cerimônias de premiação nas escolas vencedoras.

5. Ao final do desafio, todos os cartazes criados podem virar uma exposição na escola para homenagear as mães neste mês especial.


Projeto Salas de Vivência de Línguas

0 comentários


O Projeto de Salas de Vivências tem como objetivo qualificar o ensino das línguas nas escolas públicas brasileiras, notadamente o inglês e o espanhol. Neste primeiro momento, está voltado para estudantes e professores de escolas do Projeto Piloto de Educação Integral em Tempo Integral - PROEITI /  Programa Mais Educação 
Nessa abordagem, o ensino de língua tem sua metodologia de trabalho modificada em relação ao que atualmente se pratica na rede pública; muda-se, também, a forma de avaliação. O regime de atendimento é outro aspecto modificado, na medida em que as aulas de inglês, ao acontecerem nas salas de vivência, tomarão lugar fora do horário de oferta da Base Nacional Comum.
Nesse sistema de ensino, os professores de línguas terão apoio pedagógico dos Centros Interescolares de línguas. As coordenações poderão ser desenvolvidas em reuniões periódicas nos CIL ou nas escolas com discussões sobre as questões pedagógicas relevantes incidentes nas salas de vivência com propostas e compartilhamento de experiências além de formação continuada nos CIL em parceria com a EAPE.
Hoje, às 14 horas inicia-se os trabalhos para a efetiva implantação das nossas Salas de Vivência.
Vejam o convite:

 A programação prevê encontros durante toda esta semana. Acompanhe:

Programa Esporte na Escola

terça-feira, 16 de abril de 2013 0 comentários


Desde o ano de 2009, o Ministério do Esporte e o Ministério da Educação firmam parceria para o desenvolvimento do Programa Segundo Tempo em conjunto com o Programa Mais Educação. Essa iniciativa visa democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte na escola, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, em atenção ao que preceitua a Constituição da República Federativa do Brasil.
Assim sendo, na perspectiva do Programa Mais Educação, o desenvolvimento do esporte deverá estar em consonância com as diretrizes do Programa Segundo Tempo e sua Proposta Pedagógica, que tem como foco o Esporte Educacional. Trata-se de uma proposta inclusiva e emancipadora, que tem como objetivo possibilitar ao aluno a percepção do esporte como um elemento importante para o seu desenvolvimento físico e motor, como também para a integração em seu ambiente social, trabalhando questões que envolvem o respeito às diferenças e às limitações do outro.
Cabe esclarecer que, a partir do ano de 2013, o Programa Segundo Tempo no Programa Mais Educação passa a ser denominado Programa Esporte na Escola e que, além de trabalhar as modalidades esportivas já oferecidas nos anos anteriores, terá como foco o Atletismo como modalidade local.
Assim, salientamos que, ao optar pelo Esporte na Escola, a escola poderá
desenvolver diversas modalidades esportivas como futebol, voleibol, basquetebol, handebol, futsal, além de jogos e brincadeiras e a oportunidade de desenvolver o atletismo, modalidade para a qual a escola, além de receber o kit esportivo padrão do Ministério do Esporte, também receberá recurso financeiro do Ministério da Educação para aquisição de material esportivo destinado à modalidade atletismo.
Nesse contexto, informamos que no dia 19/03/2013 o Ministério da Educação iniciou o período de adesão ao Programa Mais Educação, com término previsto, inicialmente, para o dia 30/04/2013. As adesões devem ser feitas por intermédio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC).
A adesão ao Esporte na Escola será realizada diretamente pelas escolas no site do SIMEC, ampliando as possibilidades de atendimento no Estado, sem a necessidade de celebrarmos convênio entre as partes, o que facilita o processo e qualifica o atendimento aos beneficiados.
Sendo assim, reforçamos a importância de Vossa Senhoria para orientar e incentivar a inscrição das instituições de ensino sob sua gerência, especialmente aquelas que já desenvolvem o Programa, para que possam dar continuidade ao trabalho, sugerindo a elas que façam a opção pelo Esporte na Escola, conforme os esclarecimentos apresentados a seguir:

Ao optar pelo Esporte na Escola, cada escola receberá:
1.    Recurso financeiro para o desenvolvimento da atividade Esporte na Escola, repassado para a escola pelo MEC, via PDDEIFNDE;
2.    Recurso financeiro para aquisição de material esportivo para a modalidade atletismo (responsabilidade MEC);
3.    Kit de Material Esportivo diversificado para modalidades esportivas coletivas e individuais (responsabilidade ME);
4.    Kit de Material Pedagógico (livros e DVD) para professores/monitores, contendo os fundamentos do Esporte Educacional (responsabilidade ME);
5.    Formação continuada a distância para os professores/monitores do Programa Esporte na Escola (responsabilidade ME);
6.    Acompanhamento pedagógico realizado por profissionais vinculados a Instituições de Ensino Superior (responsabilidade ME);
7.    Suporte técnico e administrativo por parte dos Ministérios do Esporte e da
Educação.
As escolas que desejarem desenvolver o Programa Esporte na Escola deverão realizar os seguintes procedimentos:

1. O gestor da escola acessa o site do SIMEC: http://simec.mec.gov.br;
2. Entra na aba atividades de 2013;
3. Opta pelo Macrocampo Esporte e Lazer;
4. Adere à atividade Esporte na Escola/Atletismo e Múltiplas Vivências Esportivas;
5. Posteriormente, ao ser solicitado, preenche seu cadastro no portal do Ministério do Esporte:

http://www.esporte.gov.br/snelis/segundotempo/maiseducacao/cadastroSTMais.isp.

O Ministério do Esporte e o Ministério da Educação estão honrados em contar com a participação de Vossa Senhoria nessa parceria, a qual colaborará na promoção da educação integral e na democratização da prática esportiva a partir do projeto pedagógico dessa instituição de ensino.
Sendo o que se apresenta, colocamo-nos à disposição para demais esclarecimentos por meio dos seguintes contatos: (61) 3217-9490/9691 e esportenaescola@esporte.gov.br.

Escolas que ofertam Educação em Tempo Integral no Distrito Federal

0 comentários


Listagem atualizada em Abril de 2013

Tecle Ctrl + F  para localizar a escola desejada


Programa Mais Educação


Escolas - PROEITI
CRE

UNIDADE ESCOLAR
Estudantes Atendidos
BRAZLANDIA    
CAIC PROF. BENEDITO CARLOS
342
CEI 02 DE BRAZLÂNDIA
240
CEF 01
120
CEF 02
200
CEF IRMÃ REGINA
100
CEF INCRA 09
51
EC ALMÉCEGAS
56
EC BUCANHÃO
50
EC INCRA 07
61
TOTAL
1220
CEILÂNDIA
CAIC BERNARDO SAYÃO
120
CAIC ANÍSIO TEIXEIRA
100
CED 06
281
CED 07
150
CED 11
150
CED 14 / Antigo CEF 15
74
CEF 02
70
CEF 04
158
CEF 07
160
CEF 10
150
CEF 11
100
CEF 12
120
CEF 13
100
CEF 14
300
CEF 16
100
CEF 19
100
CEF 20
602
CEF 24
100
CEF 25
100
CEF 26
100
CEF 27
120
 CEF 31 - antiga Ec 53
100
EC 01
100
EC 02
250
EC 03
101
EC 15
532
EC 18
120
EC 20
100
EC 22
80
EC 25
100
EC 27
100
EC 28
113
EC 31
112
EC 36
100
EC 38
70
EC 40
100
EC 43 
100
EC 48
100
EC 56
120
EC 59
105
EC 62
100
EC 65
100
EC 66
100
EC 67
120
EC P NORTE
100
TOTAL
6278
GAMA
CAIC CARLOS C. BRANCO
100
CED 07
160
CED 08
100
CEF 03
120
CEF 04
100
CEF 05
240
CEF 11
400
CEF 15
320
CEF GESNER TEIXEIRA
200
EC 02
150
EC 15
100
EC 21
100
TOTAL
2090
GUARÁ 
CED 03 Guará
160
CEF 01 Guará
100
CEF 01 ESTR.
100
CEF 02 do Guará
100
CEF 02 ESTR.
210
CEF 04 do Guará
150
CEF 05 do Guará
250
CEI 01 ESTR.
320
EC 02 ESTR.
210
EC 03 do Guará
80
EC 06
80
TOTAL
1760
NÚCLEO BANDEIRANTE
CAIC JK
60
CEI 01 DO RIACHO FUNDO I
200
CED 01 RiIACHO FUNDO II
174
CED 01 CANDANGOLÂNDIA
289
CEF 01 N.BANDEIRANTE
190
CEF 02 RF I
200
CEF AGROURBANO IPÊ
150
CEF VARGEM BONITA
460
CEF TELEBRASÍLIA
100
EC AGROVILA II
100
EC RIACHO FUNDO
70
EC IPÊ
165
EC JARDIM BOTÃNICO
60
TOTAL
2218
PARANOÁ
CAIC SANTA PAULINA
300
CED DARCY RIBEIRO
120
CEF 01
210
CEF 02
100
CEF ZILDA ARNS
120
EC 01
100
EC 02
125
EC 01 DO ITAPOÃ
100
EC 03 DO PARANOÁ
100
EC 04
100
EC ALTO INTERLAGOS
60
EC BOQUEIRÃO
83
EC CAPÃO SECO
100
EC CARIRU
40
EC NATUREZA
50
EC QUEBRADA DOS NÉRIS
25
EC LAMARÃO
50
TOTAL
1783
PLANALTINA
CED 01
100
CEI 01 DE PLANALTINA
288
CED POMPÍLIO M.DE SOUZA
105
CED TAQUARA
55
CED VALE DO AMANHECER
120
CEF 01
200
CEF 02
100
CEF 03
100
CEF ARAPOANGA
643
CEF BONSUCESSO
85
CEF CERÂMICA D BOSCO
45
CEF COND. ESTÂNCIA III
100
CEF J.K.
75
CEF MESTRE DARMAS
303
CEF N Srª DE FÁTIMA
120
CEF PIPIRIPAU II
100
CEF SÃO JOSÉ
35
CEM STELLA CHERUBINS
150
EC 04
56
EC 06
100
EC 07
150
EC 10
60
EC 14
60
EC ALTAMIR
40
EC APRODARMAS
100
EC COPERBRAS
45
EC ETA 44
97
EC FRIGORÍFICO IND.
25
EC PEDRA FUNDAMENTAL
45
EC SANTOS DUMOND
180
EC CÓRREGO ATOLEIRO
20
TOTAL
3702
PLANO PILOTO  /    CRUZEIRO
CED LAN
276
CEI 01 DE BRASÍLIA
201
CEF 01 do Cruzeiro
130
CEF 01 do Planalto
60
CEF02 de Brasília
230
CEF 02 do Cruzeiro
120
CEF 04 de Brasília
100
CEF 06 de Brasília
100
E .C. Varjão
110
EC 209 SUL
171
E.C 405 Norte
60
E.C 413 Sul
230
E.C 415 Norte
100
E.C. 08 do Cruzeiro
303
E.C. 114 Sul
108
E.C. 314 Sul
60
E.C. 407 Norte
182
E.C. da Vila do RCG
60
EC Aspalha
152
PROEM
116
E.C. Granja do Torto
160
E.C.05 do Cruzeiro
168
TOTAL
3197
RECANTO DAS EMAS
CED 104
150
CEF 106
130
CEF 113
300
CEF 115
100
CEF 301
200
CEF 306
100
CEF 308
100
CEF 405
100
CEF 510
120
CEF 602
480
CEF 801
100
CEF 802
200
EC 102
72
EC 401
100
EC 404
140
EC 803
150
TOTAL
2542
SÃO SEBASTIÃO
CED SÃO FRANCISCO
100
CEI 01 DE SÃO SEBASTIÃO
238
CEF CERÂMICA SÃO PAULO
179
CEF DO BOSQUE
100
CEF NOVA BETÂNIA
200
CEF SÃO JOSÉ
180
CEM 01
92
EC 303
119
EC AGR. SÃO SEBASTIÃO
100
EC AGUILHADA
120
EC CACHOEIRINHA
56
EC VILA DO BOA
150
EC VILA NOVA
80
TOTAL
1714
SANTA MARIA
CAIC SANTA MARIA
120
CED 416
279
CEF 103
100
CEF 201
240
CEF 209
100
CEF 308
260
CEF 316
120
CEF 418
50
EC PORTO RICO
400
EC 215
125
TOTAL
1794
SAMAMBAIA
CAIC HELENA REIS
200
CEI 210
240
CAIC AYRTON SENNA
120
CEF 120
100
CEF 312
120
CEF 404
100
CEF 411
100
CEF 412
100
CEF 427
100
CEF 507
120
CEF 519
150
EC 431
70
EC 501
70
EC GUARIROBA
60
EC 604
80
EC 614
60
TOTAL
1790
SOBRADINHO
CED 02
100
CED 03
120
CED 04
207
CEF 01
120
CEF 03
100
CEF 04
280
CEF 05
300
CEF 07
122
CEF PROF CARLOS MOTA
120
CEF QUEIMA LENÇOL
100
EC 10
60
EC SANTA HELENA
87
EC BASEVI
201
EC CÓRREGO DO ARROZAL
60
EC CÓRREGO DO OURO
29
EC MORRO DO SANSÃO
100
EC LOBEIRAL
75
EC RURAL BOA VISTA
100
EC SONHÉM DE CIMA
138
TOTAL
2419
    TAGUATINGA        
CAIC WALTER J. MOURA
61
CED 05
100
CED 06
86
CED 07
110
CEF 03
184
CEF 05
100
CEF 09
100
CEF 11
100
CEF 12
300
CEF 14
190
CEF 15
100
CEF 16
150
CEF 17
180
CEF VILA AREAL
40
CEM AVE BRANCA
100
CEM TAG NORTE
226
EC 01
170
EC 06
60
EC 10
130
EC 11
30
EC 12
50
EC 13
100
EC 15
60
EC 18
90
EC 19
222
EC 27
70
EC 40
60
EC 41
150
EC 42
60
EC 45
75
EC 48
100
EC 49 ( CEI  06 )
214
EC 52
56
EC 53
120
EC BOA ESPERANÇA
56
EC C. DAS CORUJAS
41
EC GUARIROBA
32
EC LAJES DA JIBOIA
115
TOTAL
4188
TOTAL
272 (escolas)
36695

 
Blog de Educação Integral © 2016 | Jeovany Machado dos Anjos | Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal