Manual Operacional de Educação Integral 2014

segunda-feira, 23 de junho de 2014

  Fiquem atentos!!!

Foi publicado o Manual Operacional de Educação Integral de 2014, que dá orientações gerais para a implantação do Programa Mais Educação. Dispõe sobre as ofertas formativas para as escolas Urbanas e Rurais. Além disso, apresenta os critérios para adesão, sobre o financiamento do programa, kits, prestação de contas e demais informações relevantes.

50 comentários:

  1. Unknown disse...:

    Não mudou nada em relação ao manual 2013.Certo?

  1. Débora, em sua essência, realmente não há grandes alterações a se considerar.

  1. Unknown disse...:

    PODEMOS CONTINUAR COM ESSE NOVO RECURSO 2014 ,POR QUAANTOS MESES?POIS COMEÇAMOS EM FVEREIRO E JÁ NÃO TEMOS RECURSO DE 2013?

  1. Débora. A partir do momento que foi publicada a Resolução FNDE nº 1'4 de 06 de junho de 2014, os recursos financeiros do PME passam a ser regidos por essa legislação e não mais pela Resolução nº 34/2013, logo, você pode e deve usar o recurso recebido em 2014.

  1. Any disse...:

    Ola, existe alguma referência no manual em relação ao tempo que aula do monitor voluntário deve ter?

  1. Marco, de acordo com o manual operacional de educação integral 2014, apenas a atividade de Orientação ao estudo - Acompanhamento pedagógico, tem carga horária explicitada (cinco dias na semana, com duração média de 1h30). As demais atividades, deverão respeitar a necessidade, as potencialidades e a disponibilidade, desde que a organização das oficinas e consequentemente da jornada de atuação dos monitores, permitam ao estudante permanecer no minimo 7 horas por dia na escola, durante todos os dias da semana.

  1. Unknown disse...:

    Bom dia,
    Ainda não disponibilizamos do plano de atendimento 2014,podemos comprar os kits sem esse plano?

  1. Bom dia Débora. O Plano individual de cada escola está disponível no PDE Interativo. Já é possível acessá-lo. Já pode iniciar a aquisição dos kits!

  1. Boa tarde, No comunidade escolar há tres anos faz opção pela oficina de Comunicação e uso de Midias / Vídeo, cujo Kit deve ser entregue pelo MEC. Porem ate hoje nao recebemos tão pouco dos anos anteriores. Há um caminho altenativo para resolver essa pendenga?

  1. Olá Francisco,

    Eu particularmente, recomendaria que você cadastrasse uma oficina alternativa, como "Arte audiovisual e corporal" por exemplo, que você recebe o recurso financeiro e adquire o material de filmagem para realização a oficina. o MEC depende de processo licitatório para adquirir os bens e muitas vezes esse processo é demorado, por isso, sempre sugiro que realize as oficinas que você possa desenvolver sem a necessidade de aguardar outras ações.

  1. Anônimo disse...:

    BOA TARDE, MEU NOME É ELIDAN, É MEU PRIMEIRO ANO COMO COORDENADORA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, TENHO VÁRIAS DÚVIDAS E RECEIO EM RELAÇÃO A VERBA, UMA DELAS SERIA: O VALOR CUSTEIO É BEM MAIOR EM RELAÇÃO AO CAPITAL, DESSA FORMA COMO IREI ADQUIRIR MESAS E CADEIRAS, ARMÁRIOS, BEBEDOURO ENTRE OUTROS? OBRIGADA, ELIDAN

  1. Anônimo disse...:

    ADORO TRABALHAR NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

  1. Olá Elidan. seja muito bem vindo ao grupo!

    Realmente, não é simples trabalhar no/com o Programa Mais Educação, mas é extremamente gratificante. Sempre que tiver necessidade, conte conosco!

    Quanto aos valores de custeio e capital, realmente há um aporte de recursos muito maior para custeio, isso porque o ressarcimento dos monitores, os serviços e a maioria dos materiais que compõe os kits, são ordenados como custeio. O recurso alocado como capital, além de adquirir os materiais permanentes indicados nos kits, apenas complementam eventuais carências da escola. O recurso não é suficiente para adquirir todo o mobiliário necessário de uma vez; É necessário adquirir essas mesas, cadeiras, bebedouros que você citou aos poucos.

    Sei que no começo é mais difícil, mas com o passar dos anos, logo você terá uma estrutura legal. Por isso, muitas vezes é recomendável começar com um número menor de estudantes e ir ampliando esse quantitativo aos poucos, ano a ano.

  1. Deisesol... disse...:

    Do recurso destinado ao pagamento de monitores, ficou um saldo positivo devido a escola ter feito parceria com alguma instituição em que não precisou pagar o monitor. Este recurso destinado ao pagamento do monitor, pode ser utilizado para aquisiçao de materiais de custeio para as oficinas?

  1. Olá Deisesol...

    Se houve economia de recursos na contratação de monitores voluntários, esse recursos pode ser remanejado para financiamento das oficinas, desde que seja respeitada a categoria de custeio, porém quando há economia, sempre recomendamos que parte desse recurso economizado seja reprogramado para garantir a contratação de monitores no início do ano que vêm, até que se receba os novos recursos.

  1. Unknown disse...:

    Posso utilizar o recurso financeiro de uma oficina em outra?

  1. Unknown disse...:

    Olá! Fui convidado pra participar como tutor no Programa Mais Educação par ajovens de 15 a 17 em uma escola no meu município. Não ficou claro pra mim porém a remuneração que devo receber mensalmente. Parece que são 80 reais por turma de 15 alunos. Neste caso, seriam 80 por cada aula ou 80 por cada mês de aula? E qual é a duração de cada aula (horas) e quantas vezes por semana (ou horas mês).? Desde ja grato aguardo retorno. obrigado!

  1. Jeovany Machado disse...:

    Olá Falcon.

    O ressarcimento é de R$ 80,00 por mês para cada grupo de até 15 jovens atendidos. A recomendação é de que cada turma seja atendidas aproximadamente duas vezes por semana, para realização das atividades previstas nos cadernos Trajetórias Criativas (Dê uma olhada em: http://integraldf.blogspot.com.br/2014/09/jovens-de-15-17-anos-no-ensino.html).

    Para realizar essa atividade, acreditamos que será necessário disponibilizar cerca de duas a três horas semanas para cada turma.

    Recomendo que você tire uns minutinhos e assista a 46ª Weconferência do programa Mais Educação a partir do trecho 3 min e 45 seg ao trecho 12 minutos (http://integraldf.blogspot.com.br/2014/08/video-da-46-webconferencia-do-mec.html)

    Estero ter ajudado!

  1. Jeovany Machado disse...:

    Caro Fernando Lazzaris.

    Você pode utilizar o recurso de uma oficina em outras desde que os você siga alguns passos:
    1º Garantir a execução das duas oficinas
    2º Convidar o Conselho escolar (Comitê Local de Educação integral de sua Escola) para apresentar a proposta de remanejamento de recursos. Reunião registrada em Ata própria.
    3º Registar na Ata a origem do recurso que está sendo remanejado, apresentando os motivos da economia de recursos na oficina que está cedendo o dinheiro. Deve constar a justificativa da necessidade de remanejamento deste recurso e indicar quais os materiais que serão adquiridos.
    4º A ata deverá ser encaminhada a Secretaria de Educação para ciência e deferimento.
    5º A cópia dessa Ata deverá ser inserida na prestação de contas.

    De modo mais amplo, esse procedimento está no Manual Operacional de Educação integral (acredito que nas páginas 19/20.

    Grande abraço!

  1. Unknown disse...:

    Outra dúvida. Porque o Mais Educação para jovens paga 80 por turma mês, enquanto pra crianças é de 60 reais por aula? É um valor meio desestimulante pra os orientadores/tutores esse valor de 80 reais. Não dá pra trabalhar (mesmo que em 1 ou 2 dias por semana) com uma turma de alunos e receber ao final do mês 80 reais. Vejamos: numa atividade desenvolvida por 2 horas em cada dia, duas vezes por semana= 8 vezes por mês, dando um total portanto de 16h por mês,o que corresponde que cada hora aula sai por 5 reais. É um valor extremamente baixo,pra uma atividade que requer desdobramento e um conhecimento multicultural/disciplinar do tutor de modo a cativar a participação dos alunos, não acham? Porque toda essa diferença de valores em relação ao valor pago no trabalho com crianças no Mais Educação? (que acredito ser mais justo e correto).

  1. Concordamos contigo que o valor ainda é muito baixo para um trabalho bem qualificado!

    Só faço uma correção no que diz respeito ao valor de ressarcimento das demais atividades do programa Mais Educação. O ressarcimento também é de R$ 80,00 por turma / mês para cada atividade e não pago por aula, ou seja, o mesmo valor pago para as atividades do Projeto Trajetórias Criativas. A diferença é que as turmas do PME são compostas por 30 estudantes e algumas atividades acontecem a semana toda, o que faz com que o ressarcimento para hora/aula, seja ainda menor.

    Esse é talvez seja um dos maiores desafios que o MEC tem: aumentar substancialmente o valor do ressarcimento das atividades de Educação Integral! Espero que esse desafio seja encarado de frene o mais breve possível!

  1. Unknown disse...:

    Seria possível mandar-me os cadernos Trajetórias Criativas para meu e-mail? falconfakerbr@hotmail.com (os lins em http://integraldf.blogspot.com.br/2014/09/jovens-de-15-17-anos-no-ensino.html, não estão disponíveis) Desde já grato!

  1. Unknown disse...:

    Bom dia!
    Recentemente, terminei de utilizar o recurso do Mais Educação 2013, para fazer a prestação de contas devo utilizar a resolução de 2013? Ou a resolução de 2014?
    To com pequenas duvidas, por enquanto, mas em relação a compra dos kits do Mais Educação, olhando a resolução de 2014, não mudou praticamente nada de 2013, trabalhamos com 5 atividades em 2013 (Orientação de Estudo e Leitura, Banda, Dança, Esporte e Lazer e Ambiente de Rede Sociais) e todos os kits foram completamente comprados. Agora, com o recurso de 2014 em conta, tenho que utilizar o mais breve possível e algumas atividades mudaram, continuamos com 5 atividades (Orientação e Leitura, Dança, Esporte e Lazer, História em Quadrinhos e Leitura e Produção Textual), além dos kits de História e Quadrinhos e Produção Textual, tenho que comprar novamente os kits das atividades restantes completos?
    Ah! sobre o kit de Leitura e Produção Textual, você tem alguma lista dos Livros de poesia e literatura em geral?
    Tenho outras dúvidas que agora no momento não lembro (rsrsrs). Me envie, por email, um manual de como fazer as prestações do mais educação 2013. Ficarei Grato!
    simaomarshall@hotmail.com
    simaophone@gmail.com

  1. Jeovany Machado disse...:

    Boa tarde Simão,

    1º O recurso que você recebeu em 2013 você deve prestar contas em janeiro de 2014, utilizando as legislações de 2013. O valor não utilizado em 2013 deve ser reprogramado para 2014.
    2º O valor reprogramado para 2014 acrescido do valor recebido em 2014, deverá ser utilizado e então prestar contas, sob a égide das legislações de 2014. A partir do momento que você reprogramar de um ano para o outro, ele é regido pela nova legislação, ou seja, o recurso que sobrer de 2014, voc~e deverá reprogramar em janeiro de 2015 para então utilizar em 2015.
    3º Não recomendamos a ruptura do processo pedagógico durante o ano. O ideal é que você faça uma ata explicando os motivos e dê sequência ao trabalho desenvolvido desde o início do ano, sem introduzir novas atividades. Isso pode ser prejudicial a rotina do estudante. Uma sugestão, é deixar para iniciar as atividades novas no início do ano que vêm - caso seja possível.
    4º Dê acordo com o Manual Operacional de Educação Integral, os Kits, são apenas sugestões de material a ser adquirido. Você pode adquirir outros materiais (desde que registrado em ata e autorizado) que contribuam com o desenvolvimento do trabalho. São poucas escolas que no segundo ano de programa, necessitam seguir a lista indicada pelo manual, pois se no 1º ano você adquire tudo, no segundo ano você irá apenas repor material e investir em novas possibilidades pedagógicas para fomento a atividade. Em dança por exemplo, se você já comprou o aparelho de som, os CDs e as camisetas, que tal instalar uns espelhos na sala de dança, ou instalar emborrachado na sala de dança, etc.
    5º Quanto a sugestão de livros, sugerimos que você adquira obras de escritores contemporâneos de sua região. Isso é bom para incentivo a cultura local e assim, você ainda pode levar o escritos na sua escola para conversar com os alunos. isso será bem interessante. Outra possibilidade é que você produza os seus próprios livros com seus alunos. Que tal? vais ser uma oficina bem interessante! Têm algumas dicas de como fazer essa produção no site da Olimpíada da Língua Portuguesa - OLP. Dê uma olhada.
    6º Quanto a prestação de contas, D~e uma olhada na endereço: http://www.fundaj.gov.br/images/stories/educacaointegral/prestacao_de_contas_pdde_educacao_integral.pdf. Tem umas dicas bem interessantes.

    Espero ter ajudado.

  1. Anônimo disse...:

    BOA NOITE, GOSTARIA DE SABER SE A SEGUNDA PARCELA SERÁ DEPOSITADA NESTE FINAL DE NOVEMBRO OU DEZEMBRO.

  1. Unknown disse...:

    Bom dia!
    É possível utilizar recursos do PME em pequenos reparos, sendo da categoria custeio. Correto?
    Qual o percentual do valor recebido que pode ser utilizados?
    Aguardo a resposta o mais rápido possível!

  1. Olá Elineusa,

    Cada escola cadastrada no PME recebe um recurso específico para custeio, a saber:

     Aquisição de bens ou materiais, de acordo com os kits sugeridos, além de outros bens permanentes necessários ao desenvolvimento das atividades.

    Tabela de cálculo do valor a ser transferido às escolas, nas categorias econômicas de custeio e capital, considerando o número de alunos inscritos no programa, destinados à aquisição de outros materiais permanentes e de consumo e à contração de serviços necessários ao desenvolvimento das atividades:

    Número de Estudantes: Até 500 = Valor em Custeio (R$) 3.000,00 e Valor em Capital (R$) 1.000,00

    Número de Estudantes: 501 a 1.000 = Valor em Custeio (R$) 6.000,00 e Valor em Capital (R$) 2.000,00

    Número de Estudantes: Mais de 1.000 = Valor em Custeio (R$) 7.000,00 e Valor em Capital (R$) 2.000,00

    Como exemplos podemos citar:
     A escola realiza atividade em outro espaço da cidade, cinema ou teatro, e, para o desenvolvimento dessa atividade, necessitará deslocar os estudantes. Então poderá utilizar o recurso, previsto na tabela acima, para alugar ônibus para transportar os estudantes até o local da atividade e custear a entrada dos mesmos, quando for cobrada taxa específica.
    Nota: este recurso não poderá ser utilizado para o transporte escolar, de casa para a escola e vice-versa;
     A escola que fez opção por atividade esportiva e já possui quadra de esportes, mas necessita de tabelas novas de basquete ou traves novas de futebol ou handebol, pintura demarcatória de garrafões e áreas, etc., poderá, então, utilizar este recurso para a aquisição do material;
     Tendo realizado escolha por banda fanfarra, canto coral, ensino coletivo de cordas, ou qualquer atividade vinculada à musicalização, os recursos poderão ser utilizados para aquisição de partituras diversas e para manutenção dos instrumentos.
     Se a escolha foi pela criação de uma horta escolar e a escola possuir área para seu desenvolvimento, mas se precisar de preparo do terreno, de cercamento da área e de adaptação de um local para depósito do material, pode utilizar o recurso para a aquisição do material e contratação de mão de obra para a realização dos serviços.
     No caso de haver necessidade de aquisição de equipamentos de cozinha e refeitórios (mesa, cadeiras, freezer, fogão industrial) para atendimento aos estudantes inscritos no Programa Mais Educação.
     Se a escolha da escola foi pelo desenvolvimento da área de conhecimento voltada para letramento e/ou leitura, o recurso poderá ser utilizado para a aquisição de livros, desde que não sejam os mesmos disponibilizados pelo Programas Nacional do Livro Didático e da Biblioteca Escolar – PNLD/PNBE.

  1. Olá Elidan Joana.

    O MEC sempre reitera que deseja fazer o repasse da segunda parcela do PME 2014 ainda este ano, porém não indicou a provável data para repasse. Assim que soubermos, estaremos divulgando por aqui!

  1. BOA NOITE,

    O RECURSO REPROGRAMADO DE CUSTEIO QUE SERIA DE USO EXCLUSIVO PARA RESSARCIMENTO DO MONITOR REFERENTE AO ANO DE 2013, É SUFICIENTE PARA A COMPRA DOS KITS PARA AS OFICINAS, UMA VEZ QUE A UNIDADE EXECUTORA NA RECEBEU NENHUMA PARCELA DURANTE O ANO DE 2014, GOSTARIA QUE ME ESCLARECESSE SE É POSSÍVEL ADQUIRIR OS KITS DE CAPITAL E CUSTEIO, RESPEITANDO O PME DE 2014 ?

  1. Caso o recurso para ressarcimento de monitores voluntários referente ao ano de 2013 tenha sido economizado (não foi utilizado na íntegra, mas o atendimento ocorreu de fato) o recursos reprogramado para 2014 pode ser utilizado com a aquisição dos materiais dos kits, porém, esse recurso é da natureza Custeio, portanto, não pode ser utilizado para aquisição de materiais permanentes (capital).

    Outro aspecto importante refere-se a necessidade de registrar essa aquisição em ata, que deverá ser assinada pelo Conselho Escolar ou pelo Comitê Local de Educação Integral e encaminhada a Secretaria de Educação.

    Algumas escolas ainda estão recebendo a primeira parcela. Ontem por exemplo, 11 escolas do DF receberam recursos. É importante olhar diariamente no FNDE se houve repasse.

  1. Unknown disse...:

    Bom Dia!
    Temos uma escola que no Plano de 2012 colocou a oficina de Fanfarra, no entanto não realizou os 10 meses, por conta de não ter recebido os equipamentos e monitor com essa habilidade. Os recursos referente ao ressarcimento foram reprogramado, no ano de 2012 para 2013, que não foi possível realizar, 2013 para 2014, que também não foi possível. Qual seria os encaminhamentos para realização dessa oficina? Seria possível realizara uma outra oficina com esse recursos, além das que estão no plano atual?

    Muito Grata!

  1. Elineusa,

    Se você tiver cadastrado novamente nesse ano a oficina de fanfarra e novamente não for possível executá-la, é possível fazer a alteração da oficina. Basta que vocês façam uma ata explicando a impossibilidade de execução da oficina de Fanfarra e indicar a troca de oficina. A ata deverá ser assinada pelo conselho escolar (Comitê Local de Educação Integral) e encaminhada a secretaria de Educação conforme prevê o Manual Operacional de Educação Integral 2014. Quanto ao recursos reprogramado de 2012 para 2013 e de 2013 para 2014, esse deverá ser utilizado para execução do plano de 2014, logo, já estará vinculado a outras oficinas. Sugiro explicar essa situação em ata do conselho escolar.

  1. Unknown disse...:

    Bom Dia!
    Mais uma vez gostaria de ter uma informação. Os recursos foram reprogramado, por dois anos com a mesma oficina (Fanfarra). No plano de 2014, que será executado em 2015 foi escolhida outra oficina, não mais a de fanfarra, embora, o ressarcimento do monitor ainda está sendo reprogramado. A dúvida é: posso incluir outra oficina, além das que estão no Plano do PME com o ressarcimento da oficina de Fanfarra?
    Se possível, gostaria de ter o retorno o mais breve.

  1. Anônimo disse...:

    BOA TARDE!
    NESTE ANO ATUEI PELA PRIMEIRA VEZ NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO APRENDI MUITO E NESTE ANO DE 2015 TENHO CERTEZA QUE IREI APRENDER MAIS MAS COM UMA DIFERENÇA, DESTA VEZ SEREI A GESTORA DA ESCOLA. SENDO ASSIM MEU APRENDIZADO IRÁ AUMENTAR E TALVEZ AS MINHAS DÚVIDAS COMO POR EXEMPLO QUANDO SE FALA REPROGRAMAR. ESSA REPROGRAMAÇÃO É FEITA ATRAVÉS DO CENSO? TANTO NA ESCOLA COMO NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO?

  1. Unknown disse...:

    Quando começa as inscrições de 2015?

  1. Jeovany Machado disse...:

    Natanael, o MEC ainda não sinalizou a data prevista de abertura do PDE Interativo para as inscrições no PME em 2015, pois ainda está trabalhando para pagar a 2ª parcela de 2014.
    É importante acompanhar sempre bem de perto o site do MEC para termos essa resposta. No dia que iniciar os novos cadastros, também postaremos em nosso blog.

  1. Freitas Bel disse...:

    Olá!
    Gostaria de saber o que podemos adquirir com o kit da oficina de judô,pois já desenvolvemos esta oficina em 2014,continuamos com a mesma oficina de judô em 2015,não necessitamos de kit igual,pois o mesmo encontra-se em boas condições.Obrigada.

  1. Jeovany Machado disse...:

    Oi Freitas bel,

    Os kits apresentados no manual, são apenas sugestões de materiais a serem adquiridos. como vocês já tem esse material, é considerado economia de recursos e assim, vocês podem adquirir outros materiais que complementem o bom trabalho desenvolvido na escola.
    Na página 19 do manual consta a seguinte afirmação: "As economias geradas na compra de materiais poderão ser remanejadas, desde que seja obedecido às respectivas categorias econômicas de custeio e capital, e serem empregadas em materiais e/ou serviços voltados às atividades de educação integral"

  1. Unknown disse...:

    Gostaria de saber se há oficinas que devem ser obrigatorias no programa escola integral.

  1. Jeovany Machado disse...:

    Oi Eliane Figueiredo.

    Segundo o Manual de Educação integral, a Atividade de Acompanhamento Pedagógico é obrigatória para todas as escolas do país. Essa atividades tem repasse de recursos para contratação de monitores diferenciada e ainda há sugestão de carga horária mínima para essa atividade.

  1. Unknown disse...:

    Quanto as turmas de acompanhamento pedagógico, as turmas serão formadas por 15 alunos e os monitores ressarcidos com 80 reais?
    E as turmas dos outros campos, como karatê e dança, serão formadas por 30 alunos e os monitores ressarcido com 80 reais?

  1. Unknown disse...:

    Recebemos uma "denúncia" que uma escola municipal tem uma estagiária contratada pela SMEC (cursando pedagogia) e trabalhando com as oficinas de
    ATIVIDADES DE LINGUAGEM E MATEMÁTICA ESTAS ATIVIDADES ABRANGEM:
    Oficina de leitura, Experiências Matemáticas,Oficina de redação, Estudos Orientados e Informática Educativa.
    A denúncia é de que a referida professora deveria ser formada.
    Já lemos no manual do programa mais educação de que isto não é necessário, e que estamos agindo de forma correta, mas gostaríamos de ter uma lei citando especificamente esta situação, para darmos resposta a esta denúncia.
    Grata,
    Simone Coelho

  1. Jeovany Machado disse...:

    Olá Simone Coelho,

    No próprio Manual de Educação Integral, no quadro que fica na parte final da página 5 consta essa possibilidade de forma literal.

    "O Macrocampo Acompanhamento Pedagógico continua sendo obrigatório, agora com apenas a atividade Orientação de Estudos e Leituras que contemplará as diferentes áreas do conhecimento envolvendo todas as atividades disponíveis anteriormente (alfabetização, matemática, história, ciências, geografia, línguas estrangeiras e outras). A atividade tem por objetivo a articulação entre o currículo e as atividades pedagógicas propostas pelo PME. Essa atividade será realizada com duração de uma hora a uma hora e meia, diariamente, sendo mediada por um monitor orientador de estudos, que seja preferencialmente um estudante de graduação ou das Licenciaturas vinculado ao PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), ou ainda, estudantes de graduação com estágio supervisionado."

    No final da página 18 (continua na página 19) também consta essa informação, estando assim escrita:

    "O trabalho de monitoria deverá ser desempenhado, preferencialmente, por estudantes universitários de formação específica nas áreas de desenvolvimento das atividades ou pessoas da comunidade com habilidades apropriadas, como, por exemplo, instrutor de judô, mestre de capoeira, contador de histórias, agricultor para horta escolar, etc. Além disso, poderão desempenhar a função de monitoria, de acordo com suas competências, saberes e habilidades, estudantes da EJA e estudantes do ensino médio.
    Recomenda-se a não utilização de professores da própria escola para atuarem como monitores, quando isso significar ressarcimento de despesas de transporte e alimentação com recursos do FNDE."

  1. M.Alice Saraiva disse...:

    Pergunta: o pagamento para monitores pode ser por oficinas ou tem que ser por turmas?
    Grata M.Alice

  1. Jeovany Machado disse...:

    Olá M. Alice Saraiva,

    De acordo com o Manual Operacional de Educação Integral 2014(Manual vigente), para fins de ressarcimento do monitor de Educação integral, deverá ser considerado apenas o quantitativo de turmas. Se por exemplo um monitor é responsável por 2 oficinas , atendendo 3 turmas em cada oficina, receberá pelas 6 turmas. O valor será o mesmo valor que receberá um monitor responsável por apenas uma oficina, atendendo 6 turmas, que por sua vez, também será igual um monitor responsável por três oficinas, atendendo duas turmas em cada oficina. Nos três casos, o monitor atende 6 turmas independente do quantitativo de oficinas, logo, o valor deverá ser o mesmo.

  1. Unknown disse...:

    Pergunta:Gostaria de saber se posso dar continuidade o mais educação agora em 2016,seguindo os mesmos macro campos de 2015,se posso comprar outros matérias para as oficias pois já estão todos estragados,uma vez que recebemos em 2016 a segunda parcela de 2014.

  1. Jeovany Machado disse...:

    Eliane Pereira,

    Como o recurso que vc recebeu ainda se refere ao Plano de atendimento cadastrado em 2014, vc deve dar continuidade a ele, logo, havendo necessidade de novas aquisições, desde que respeitados os valores destinados para as aquisições, não será um problema adquirir novos materiais.

    Um aspecto que eu sempre cito é que, se vc pactuar (por escrito) com sua secretaria de educação, antes de qualquer ação, as chances de errar caem para zero, ou seja, sugiro que se faça um documento à sua SE e peça autorização para aquisições novas aquisições (novos produtos ou mesmo produtos repetidos).

  1. Fui monitor do Mais educação e gostaria de continuar um trabalho utilizando os tatames que estão parados nas escolas em aulas de Judô e Boxe, gostaria da doação dos mesmos, o que devo fazer?

  1. Jeovany Machado disse...:

    Como os tatames pertencem à Unidade Escolar, é interessante vocês estabelecerem uma parceria para utilização do material, uma vez quer o programa Mais Educação prevê esse tipo de parceria. Você pode desenvolver as aulas de judô ou boxe em seu espaço e atender aos estudantes da escola. Dessa parceria, teremos um belo trabalho que respeitaria os princípios da territorialidade e de intersetorialidade.

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